.share-button {display: inline-block;}

sábado, 7 de julho de 2012

1962 - A REORGANIZAÇÃO DO PCdoB - O GOLPE BURGUÊS-CIVIL-MILITAR -

DE 60 à 64
1962 - O PC DO B SE REORGANIZA, À ESQUERDA.
 ENQUANTO O TIO SAM PREPARAVA A SUA INVASÃO  AO 'QUINTAL' LATINO AMERICANO - A LUTA ERA CONTRA O KRUSCHEVISMO ,O REVISIONISMO E A "COEXISTÊNCIA PACÍFICA DE CLASSES" 
                           Jânio Quadros, eleito presidente, condecora Chê Guevara no dia 19 de Agosto de 1961 e renuncia no dia 25.
                     A campanha da legalidade, num plebiscito popular garante a posse de Jango Goulart vicepresidente, eleito pelo voto.Votava-se para presidente e para o vice.
                       Expulsos do PCB, Maurício Grabois, João Amazonas, Pedro Pomar, Diógenes Arruda Câmara, Calil Chade lançam "UM MANIFESTO-PROGRAMA E O NOVO PARTIDO", que é o Partido Comunista do Brasil, então reorganizado. Continuação do velho Partido, marxista-leninista, revolucionário, disposto a enfrentar a luta armada pelo socialismo e onde estivesse o poder em disputa, que tivesse a hegemonia do PC do B.
             Grabois e Pomar reeditam a "Classe Operária", órgão central do Partido.
             Jovens católicos fundam a AP - Ação Popular - que viria a ter papel importante em futuros acontecimentos políticos do país.
 
"DOIS ASPECTOS DA 2ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS TRABALHADORES AGRÍCOLAS DE SÃO PAULO REALIZADA NA SEDE DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS NESTA CAPITAL, EM OUTUBRO DE 1963.  À ESQUERDA UMA PARTE DO PLENÁRIO. NA A FOTO À  DIREITA, A MESA, QUE DIRIGIU OS TRABALHOS, OS LÍDERES CAMPONESES IRINEU DE MORAIS DE RIBEIRÃO PRETO  E JOSÉ ALVES PORTELA ,PRESIDENTE DA FATAESP- FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DOS TRABALHADORES AGRÍCOLAS DO ESTADO DE SÃO PAULO.
A POLARIZAÇÃO DO QUADRO POLÍTICO
                   O PCB divulga documento sobre as reformas de base. No RJ, Jango Goulart participa do maior comício político em defesa das reformas de base e envia mensagem ao Congresso regulando a remessa de lucros para o exterior, a lei 1131.
             Cabos e marinheiros  fazem uma assembléia no sindicato dos metalúrgicos no RJ. Goulart comparece a uma reunião de sargentos no Automóvel Clube, pronuncia um discurso, que polariza o quadro político nacional.
                   A Liga das Mulheres Católicas de BH promove arruaças na cidade. Começa a onda da reação golpista. Em São Paulo mobiliza-se meio milhão na Marcha da Família com Deus pela Liberdade.
 
A CHINA DIZ QUE KRUSCHEV É SOCIAL DEMOCRATA E TERMINARÁ NA "LATA DE LIXO DA HISTÓRIA".  MANCHETE DE "O ESTADO DE SÃO PAULO" DE 31 DE MARÇO DE 1964.
                                                                                                         O V congresso do PCB confirma : A revolução brasileira é "antiimperialista, antifeudal,nacionalista e democrática".  Afirma, que viável a "transição pacífica" para uma nova sociedade. As tarefas nacionalistas democráticas conduzirão ao socialismo.
'A SANTA ALIANÇA"
             O IPES - Instituto de Pesquisas de Estudos Sociais  - Combate o movimento revolucionário. Unem-se na mesma diretriz políticos de direita, empresários, religiosos, militares, estudantes e sindicalistas pelegos.
             O período de 60 à 64, foi época da reação política da direita se organizar em surdina contra as esquerdas e o movimento sindical em ascensão, que vinha crescendo , englobando também os camponeses. Essa ascensão dos trabalhadores amedrontou os senhores de terras,os aliados do imperialismo, a própria burguesia nacional, incluindo sua ala progressista, "democrática e patriótica", preferiu se aliar aos militares, que já se preparavam para dar o golpe , há algum tempo.
              Foi a santa aliança : Latifundiários, agentes do imperialismo, fazendeiros,militares com a benção do  alto clero na união perfeita contra os trabalhadores, sindicalistas e comunistas.
O GOLPE  BURGUÊS-CIVIL-MILITAR DE 64
 ACIMA O  GOVERNADOR DA GUANABARA CARLOS LACERDA, CAMINHA À FRENTE DE BARRICADAS DE SACOS DE AREIA MONTADAS NO PALÁCIO DO GOVERNO ONDE PASSOU O DIA INTEIRO. EMBAIXO, À  ESQUERDA , CIDADÃOS PAULISTANOS SÃO REVISTADOS POR SOLDADOS DO EXÉRCITO NA RUA CONSELHEIRO CRISPINIANO NO CENTRO DE SÃO PAULO. - AO LADO , TANQUES NA RUA DO CENTRO DO RJ INTIMIDANDO A POPULAÇÃO CARIOCA. AS FOTOS FORAM  PUBLICADAS  NOS JORNAIS : O ESTADO DE SÃO PAULO , NA FOLHA DE SÃO PAULO E EM  O GLOBO NO DIA 01 DE ABRIL DE 1964. FONTE:ARQUIVOS DIGITAIS DOS RESPECTIVOS JORNAIS.
            No dia 02 de Abril, o presidente deposto chega a Porto Alegre onde o governador Brizola, seu cunhado, controla a situação e propõe resistência ao golpe.
        O CGT- Comando Geral dos Trabalhadores - convoca greve geral , que fracassa. Prestes, nosso "Cavaleiro da Esperança", o mais importante líder popular até então, não se manifesta publicamente. Ministros , exilam-se, saindo do país.
             Sucedem-se reuniões entre Goulart, Prestes, Brizola e o comandante do III Exército. Ali se decidiu pela capitulação e entrega do governo para os militares golpistas.
            A violência tomou conta das ruas das principais cidades do país. Lideranças populares eram presas e perseguidas.As celas dos DEOPS e os quartéis começaram a lotar de presos políticos.Tanques e soldados estavam nas ruas em guerra contra o povo brasileiro.
GREGÓRIO BEZERRA , LÍDER COMUNISTA , FOI PRESO , ARRASTADO COM UMA CORDA NO PESCOÇO E TORTURADO PELAS RUAS DE RECIFE. FOI HOMENAGEADO NO POEMA DE FERREIRA GULLAR "FEITO DE FERRO E FLOR". FONTE: latuffgregoriobezerra.jpg-
          O ato institucional  nº 1 é assinado e decretado no dia 09 de Abril de 1964, "garante ao executivo poderes excepcionais". Iniciam ao IPM's - Inquéritos Policiais Militares - atingindo , praticamente toda a oposição. 
           A  política esquemática do PCB  de "transição pacifica para o socialismo" foi um fiasco diante da disposição dos reacionários fascistas de "acabar com a festa e as lutas", armados.  Toda movimentação sindicalista, dos sargentos, de marinheiros, se dissolveu caindo como um castelo de cartas.
         Os golpistas contavam com apoio externo da CIA, do FMI, dos EUA e do Pentágono,  suas forças armadas e "falcões" americanos. Disseram : -"Se for necessário derramaremos sangue, não importa os comunistas, os sindicalistas, o PTB, os janguistas, brizolistas. Não serão governo, nem poder no Brasil, nesta , nem na outra década, de 1964 à 1984.
E, assim foi.
AVISADO ANTES, MUDEI-ME DE TUPÃ PARA VOTUPORANGA
 
OFICINA DE AUTOELÉTRICA NA AVENIDA TAMOIOS, 1697 - CENTRO DE TUPÃ - SP. À ESQUERDA O DR. WILTON FERRER, EDGARD (NO CENTRO) E À DIREITA, DR. ARTEGNAN SABONGI SESAF. AUTORIDADES LOCAIS AVISARAM-ME ANTES , QUE ESTAVA SENDO PERSEGUIDO POR AGENTES DO DEOPS  QUE SE DESLOCAVAM ATÉ TUPÃ PARA  PRENDER-ME, NOS  DIAS  QUE ANTECEDERAM O GOLPE.
            Imediatamente, mudei-me com a família para Votuporanga. Meus filhos transferidos da escola  foram para à casa de minha sogra, em São José do Rio Preto onde ficaram alguns dias. Fui avisado pela polícia local, que dias antes do golpe, minha casa estava sendo vigiada discretamente. Saí no dia 04 de Abril e levei a mudança sem grandes problemas.
            Tive a colaboração do delegado Otávio Vicenzoto e do juiz, Dr. Rui Assumpção. Eram amigos e clientes da oficina. Autoridades distintas, honestas e justas. Serviriam de modelo para o país, contra a situação de violência e corrupção, resultado dos anos da ditadura que vivemos.
Suspenderam  a vigilância depois que desocupamos a casa.
            Voltando à semi-clandestinidade, minha vida toma outro rumo, começa nova fase , a da luta contra a ditadura militar mantida pela burguesia civil. E, um outro capítulo, bem diferente de 1965 a 1971.

2 comentários:

  1. Parabéns pela postagem. É sempre bom saber da luta de pessoas como ele. Achei procurando esse blog procurando informação sobre Tupã-SP.

    ResponderExcluir