.share-button {display: inline-block;}

quarta-feira, 18 de julho de 2012

O RETORNO DA CHINA AO BRASIL

DE CHANGAI À PARIS 
O RETORNO 
               Estive na China de março de 1966 à janeiro de 1967. Deveríamos ter voltado em setembro de 66, porém a prisão  dos camaradas no Brasil, fez com que nossa volta fosse adiada. Prenderam em São José do Rio Preto, Tarzan de Castro e simultaneamente, Gerson  Parreira  e James Allen Luz. Em Brasília, Dilma Lima Stoduto e Cleide Almeida Fernandes. 
 
 ACIMA Á  ESQUERDA, FOTO DO ARQUIVO DO DEOPS USADA POR BRILHANTE USTRA NA - FOTO ABAIXO - PARA ME PROCURAR EM 1966, EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. AO LADO, FOTO DE TARZAN DE CASTRO EM SETEMBRO DE 1966, QUANDO FOI O PRESO EM MIRASSOL - FONTE: ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SP - FOTO DE TARZAN : PROCESSO BRASIL NUNCA MAIS. ARQUIVO EDGARD LEUENROTH 
               Nessa ocasião, antes do AI-5 e de existir a Operação Bandeirante (OBAN) , Brilhante Ustra esteve em Rio Preto, me procurando com a única foto, que o DEOPS tinha de mim. Chegou, ir à um terreiro de umbanda da cidade, interrogando frequentadores se me conheciam e sabiam onde eu me encontrava.Vizinhos e a  proprietária da casa onde morava minha família, dona Mariquinha, onde Tarzan havia estado algumas vezes, avisaram minha companheira , que mudou-se dali indo para Votuporanga na casa de sua irmã Wanda e seu pai, que havia se separado nesta época e morava com a filha, nesta época. 
               Depois de me tratar em Changai com os médicos-filósofos chineses. Fui convidado a praticar Tai Chi Chuan com um grupo em um  parque da cidade. Houvesse o que houvesse, naquele país de tanta história e mistério, víamos sempre com admiração, os grupos praticando seus exercícios e movimentos, todas as manhãs nas ruas, nas fábricas, no campo e nos praças.
O SIMBOLO DA DIALÉTICA CHINESA : O YIN-YANG E GRUPO PRATICANDO TAI CHI CHUAN  EM PRAÇA NA CHINA
              Conheci populares anônimos e estive com autoridades do PCCh. Nos despedimos oficialmente dos camaradas dirigentes, que nos hospedaram por um ano e embarcamos no aeroporto de Changai  para Paris.  
UM MÊS EM PARIS - PONTO COM AMAZONAS:                      SOB O ARCO DO TRIUNFO 
               Fizemos escala de um dia em Islamabad, capital do Paquistão. Hospedamo-nos em quartos de pensão em Paris, que uma velha senhora alugava. 
              Visitei a tumba de Napoleão Bonaparte no Hôtel dês Invalides. Um corpo pequeno de um grande general.
               Aguardávamos  informações e orientações da direção do Partido. Lá esteve Elza Monerat, com informações sobre as prisões no Brasil e que os militares insistiam em permanecer no poder.
              Nosso retorno, teria de ser  clandestino e disperso o grupo. Agentes da repressão do governo militar nos aguardavam nos aeroportos. O grupo foi separando-se, alguns camaradas já reclamavam muito de saudades do feijão brasileiro.
 
SNI EM PARIS : - FOI ANOTADA SUA CHEGADA À PARIS, PROCEDENTE DE SHANGAI , NO DIA 07 /01/67 - SOLICITA : - INVESTIGAR CUIDADOSAMENTE A ENTRADA A PRESENÇA DO ELEMENTO CITADO EM NOSSO PAÍS, NA ÁREA DE AÇÃO DESSE ÓRGÃO.  -  INFORMAR ESTA AGÊNCIA, QUANTO A LOCALIZAÇÃO DO INDIVÍDUO ACIMA , COM A POSSÍVEL URGÊNCIA - ASSINADO : PAULO T. VELOSO - CEL. CHEFE DO  SNI/SP
          Em meus últimos instantes em Paris,tive um encontro  com  João Amazonas sob o Arco do Triunfo. Decidimos ali como seria minha volta. Comprei uma passagem em meu nome para o o Rio de Janeiro.Mas, embarquei para a Colômbia. Assim os homens da repressão ficaram me aguardando no aeroporto do Rio, onde não desembarquei.
BOGOTÁ, LETÍCIA,MANAUS,RECIFE , RJ , SÃO PAULO,VOTUPORANGA 
            Logo que cheguei em Bogotá, segui para Letícia, cidade fronteiriça com o Brasil. Fiquei por três dias ali. Cruzei a fronteira sem problemas com a documentação.
          Depois de alguns dias e noite de calor tropical em Manaus, trocando de embarcações, - gaiolas - barcos e ônibus, passei rapidamente por Boa Vista em Roraima até chegar em Recife. De lá, para o Rio de Janeiro. Era abril de 1967.
          Fiz contato com o CC para apresentar o relatório sobre a viagem, o curso e o comportamento de cada um na China.Quem me contatou foi o Dr. José Haas Sobrinho, meu camarada no curso e já há alguns dias no Rio de Janeiro. Nessa reunião participaram : Grabois, Amazonas e Danielli.
O DR. JOÃO CARLOS HAAS SOBRINHO FEZ O CONTATO COM O CC NO RIO DE JANEIRO PARA EU  APRESENTAR O RELATÓRIO DA VIAGEM. O CAMARADA HAAS SOBRINHO FOI ASSASSINADO  E É UM DOS DESAPARECIDOS DO ARAGUAIA. FOTO : ARQUIVO DIGITAL.
RUMO AO OESTE - CÁCERES/MT
          Durante nossa ausência do país, realizou-se a VI Conferência do PC do B, onde surgiu a dissidência que divergia do núcleo dirigente do CC. Desse grupo destacavam-se Tarzan de Castro, Diniz Cabral Gomes Filho e Élio Cabral de Souza.Tive um rápido contato com Diniz em São Paulo, que me informou o que ocorrera na Conferência e sobre a prisão dos companheiros.
                    Ficou decidido, que eu iria para o norte do Mato Grosso, atuar no lugar do "Mateus", que tinha sido afastado do Partido, logo após as prisões de 66. 
Fui para Votuporanga, chegando em casa de madrugada,encontrei-me com família.
                     De lá fomos para Cáceres no MT , onde fiquei de 67 até o fim de 1968. Viajei com o companheiro (J.J.) - Agostinho , que atuava e conhecia a Colonia Rio Branco.
  
"ELEMENTO PERIGOSO"
DOCUMENTO DA POLÍCIA CIVIL DE SP - DIVISÃO DE INFORMAÇÕES CPI /DOPS- FONTE : ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SP 
clandestinoedgard@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário