.share-button {display: inline-block;}

quinta-feira, 12 de julho de 2012

DO INTERIOR DE SP À PEQUIM - VIAGEM À CHINA, 1966 -

DO INTERIOR DE SP AO ORIENTE   
VIAGEM À CHINA - 1966 
                   Os militares me procuravam por eu ser comunista fichado no DEOPS e seus S.S's. comandados pelo SNI - Serviço Nacional de Informação.
                    Em Votuporanga, oeste de SP, mantinha contatos com comitê central do PC do B, principalmente, com Pedro Pomar.Outro dirigente, o líder  ferroviário José Duarte, morou algum tempo em minha casa. Viajávamos pela região em trabalho partidário.Fundamos várias células e comitês regionais.
                   A polícia secreta da ditadura me classificou como "comunista, fanático pelas teorias de Marx, Lênin, Stálin e Mao Tsé Tung.Valente, gosta de resistir a prisão e atirar na polícia".
                   Encontrei-me com Arruda Câmara na capital, vindo de Recife. Providenciei seu contato com o comitê central.
                   Mudei-me para Jales, após saber da prisão de Duarte em São Paulo. 
CHOU-EN-LAI E PEDRO POMAR, QUE ME CONVOCOU PARA A VIAGEM À CHINA. FOTO DE 1972, QUANDO POMAR ESTEVE NOVAMENTE NA CHINA, CREIO QUE PELA ÚLTIMA VEZ. FONTE: ARQUIVO DIGITAL. 
               Pomar me chamou para ir à São Paulo e comunicou, que eu tinha sido escalado para ir à China. A viagem foi no início de 1966.
               Fui à Porto Alegre e lá recepcionado pela poeta Lila Ripoll, que morava com sua mãe. Contatei o  camarada  José Humberto Bronca. Ele me auxiliou indicando uma pensão, onde fiquei até sair o passaporte. De lá segui para o Rio de Janeiro, encontrei-me com João Amazonas, por ele fui apresentado à "tia" Elza Monerat, com quem fiquei em contato, nesses dias.
                Juntei-me a Derly José de Carvalho (Rui) da família Carvalho, (seu irmão de Devanir, depois foi para o MRT, Movimento Revolucionário Tiradentes) Jonas Grisoto (Cid) e Paulo Marcomini (Marcos). Embarcamos no aeroporto do Galeão por uma conexão Air France,  com escala em Lisboa e de lá à França.
 
ALGUNS DOS INTEGRANTES DO GRUPO QUE EMBARCOU PARA A CHINA, EM 1966. O TERCEIRO E ÚLTIMO GRUPO DE BRASILEIROS, DESAFIAVA AS  LEIS REPRESSIVAS DA DITADURA BURGUESA-MILITAR NO PODER.
                Uns quatro dias depois, juntamo-nos aos outros do grupo: Valdomiro Silva (Chagas), André Grabois (Zézinho), João Carlos Haas Sobrinho (Zé), Roberto Carlos Figueiredo (André), Manoel Luis de Sousa Coelho (Luis), Paulo Libero (Paulo), Nelson Dourado (Salvador) Micheas de Almeida (Micias), Divino Ferreira de Souza(Cardoso).Fui encarregado para ser o chefe da equipe.
                 De Paris fomos à Roma. Lá, trocamos de avião, passamos para PYA - Pakistan International Aviação- com escalas em Beirute, Teerã, Karachi, Dacar e finalmente, Changai.
                  No desembarque, fomos recepcionados pelo prefeito da cidade e pelo secretário de comitê do Partido de Changai. Jantamos e fomos convidados à visitar o Palácio da Cultura. Trabalhadores entravam e saíam para cursos de canto,dança,teatro, preparando-se, treinando e fazendo demonstrações para nós. Mostravam as salas onde ensaiavam e se apresentavam. 
BANDEIRA  CHINESA E CARTAZ COM A INSCRIÇÃO : - A CHINA DESTRÓI O VELHO MUNDO.
Nossa chegada representava um passo grandioso, extremamente emocionante. De Changai embarcamos para Pequim, onde fomos recebidos pelo encarregado das relações exteriores do Partido Comunista Chinês. O camarada Li Pen Hai,  foi quem nos acompanhou durante toda a nossa estadia.
RELATO  DE  EDGARD DE ALMEIDA MARTINS DA VIAGEM À CHINA - LIDEROU  O TERCEIRO E ÚLTIMO GRUPO, QUE ESTEVE NA CHINA, EM 1966
   
DEPOIMENTO GRAVADO NO INÍCIO DA DÉCADA DE 90, EM TUPÃ PARA ELIANA FLORIANO DA SILVA . O   MAIS COMPLETO RELATO DA  ESTADIA  DO  GRUPO, QUE ESTEVE NA CHINA EM 1966. PARA OUVI -LO  É SÓ CLICAR NOS BOTTONS ACIMA. 
 
 O POETA ANGOLANO VIRIATO CRUZ, FUNDADOR DO MPLA - MOVIMENTO PELA LIBERTAÇÃO  DE ANGOLA -  COM QUEM  NOSSO  GRUPO CONVIVEU UM DIA TROCANDO EXPERIÊNCIAS.DEPOIS , O POETA CRUZ  PASSOU A FAZER OPOSIÇÃO  AO GOVERNO CHINÊS, FOI IMPEDIDO DE SAIR DO PAÍS TORNANDO-SE UM PRESO POLÍTICO. MORREU NA CHINA E FOI ENTERRADO NA PERIFERIA DE PEQUIM EM UM CEMITÉRIO DE ESTRANGEIROS. FONTE: ARQUIVO DIGITAL.
 
TEXTOS NOS CARTAZES - NO SENTIDO HORÁRIO , DE CIMA PARA BAIXO : 1 - ABAIXO OS LÍDERES DA VIA CAPITALISTA, AGORA NO PODER DENTRO DO PARTIDO; 2 - INVESTIGAR E REALIZAR CONTINUAMENTE A REVOLUÇÃO; 3 -  CONSOLIDAR E DESENVOLVER AS FORMIDÁVEIS FAÇANHAS DA GRANDE REVOLUÇÃO CULTURAL PROLETÁRIA; 4 - VIVA O ANIVERSÁRIO DA REBELIÃO REVOLUCIONÁRIA DE 24 DE AGOSTO. FONTE ARQUIVO DIGITAL
 
MAO TSÉ TUNG, JOÃO AMAZONAS E LINCOLN OEST  DIRIGENTES DO PC DO B, NA CHINA.FONTE: PC DO B - ARQUIVO  DIGITAL
LINK PARA O DOCUMENTÁRIO :  UM HOMEM (IN)COMUM, A VIDA DE PAULO  MARCOMINI - QUE  TAMBÉM PARTICIPOU  DA LUTA CONTRA A DITADURA NO BRASIL  E  DA  VIAGEM À CHINA , NO MESMO GRUPO QUE EDGARD. 
clandestinoedgard@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário