.share-button {display: inline-block;}

domingo, 1 de julho de 2012

CONFERÊNCIAS NACIONAIS, BASES DA UNIÃO DOS LAVRADORES E TRABALHADORES AGRÍCOLAS DO BRASIL - ULTAB -

ULTAB - IV CONGRESSO DO PCB
OU O BRASIL ACABA COM OS TATUÍRAS OU OS TATUÍRAS ACABAM COM O BRASIL

TATUÍRAS - ERA COMO OS LAVRADORES CHAMAVAM OS PATRÕES. EM BAIXO, A CHAMADA : ASSINE O MEMORIAL PELA REFORMA AGRÁRIA. FONTE:'TERRA LIVRE"ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SP
 A área começava em Avanhandava, terminando na beira do rio Paraná, divisa com MT, incluía Pereira Barreto e arredores.
 Nessa região, se deu a maior movimentação de trabalhadores rurais, que serviu de base para a I Conferência Nacional de Trabalhadores Agrícolas. Ali organizamos um grande trabalho dos sindicatos operários com os camponeses.
 Foi o melhor momento da aliança-operária camponesa, que conheci
 Marcaram, o movimento camponês: Patrimônio da Mata (hoje, Santo Antônio do Aracanguá), Presidente Prudente, Santo Anastácio, de 53 até meados de 60, as associações camponesas, uniões, escritórios de férias e direitos trabalhistas para camponeses deram lugar aos sindicatos rurais de assalariados e de autônomos. Foi abolida a lei, que exigia atestado ideológico para concorrer às eleições nos sindicatos.
 PASSEATA DA "PANELA VAZIA" E A GREVE DOS 300 MIL - MARCO NA HISTÓRIA DO MOVIMENTO SINDICAL - FONTE: FOTO guerrilheirodoentardecer.blogspot.com
 GREVE DOS 300 MIL
 Os têxteis do Rio fazem greve por aumento de salários. A repressão mata o operário Altair de Paula Rosa,
Em março de 1953, São Paulo realiza a passeata da "panela vazia"com mais de 50 mil participantes. Em decorrência dessa movimentação  acontece a "GREVE DOS 300 MIL", que marcaria a história do movimento sindical brasileiro. Nessa greve uniram-se : Têxteis, metalúrgicos, marceneiros, gráficos e construção civil. Teve função didática para os trabalhadores, uma unidade poucas vezes alcançadas no movimento operário".
"Foi um período de muita atividade de massas: operários, camponeses, intelectuais, mulheres e jovens. O Partido na noroeste paulista cumpriu sua tarefa.
 VALPARAÍSO, ARAÇATUBA, LINHA 9 DE ABRIL E GUARARAPES
 Tão grande foi o movimento de camponeses, que até o delegado da cidade acabou participando. Estiveram lá sindicalistas de São Paulo, Araçatuba,Guararapes e Andradina apoiando. Jornalistas do "HOJE", 'TERRA LIVRE" e a rádio da cidade com Falanga à frente fazia a cobertura dos atos.
 Na 9 de Abril, os posseiros se organizavam e resistiam na luta pela terra tendo como liderança, o pernambucano Capiba. Era mais uma grande área que se transformaria em pastagem povoada só por bois e os camponeses ficando sem terras para plantar no Estado de SP, iam migrando para o Paraná, MT ou Goiás.
 CONFERÊNCIAS NACIONAIS DE LAVRADORES E TRABALHADORES RURAIS DO BRASIL
CAMPONESES DENUNCIAM VIOLÊNCIAS NA LINHA  9 DE ABRIL -  FORMADA A ULTAB -  FOI COLOCADO COMO PRESIDENTE ELEITO - O CAMARADA GERALDO TIBÚRCIO DE GOIÁS; SECRETÁRIO - JOSÉ ALVES PORTELA , ARRENDATÁRIO, PLANTADOR DE ALGODÃO DE MARTINÓPOLIS. AINDA FAZIAM PARTE, MESMO SEM OCUPAR CARGOS HILÁRIO PADILHA, VINDO DO MOVIMENTO DE PORECATU, NESTOR VERA DE SANTO ANASTÁCIO, O JOFRE DE SANTA FÉ DOS SUL E CHICÃO DE GOVERNADOR VALADARES, MG - FONTE  JORNAL TERRA LIVRE - ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SP
 Com base na movimentação dos trabalhadores do campo foi convocada e realizada em São Paulo a I CONFERENCIA NACIONAL DE LAVRADORES E TRABALHADORES RURAIS DO BRASIL. Contou com grande apoio dos sindicatos operários. Criou-se o PUI - Pacto de Unidade Intersindical, que deu grande impulso ao movimento sindical, inclusive no meio rural. Araçatuba enviou 32 delegados e convidados de sindicatos operários e vereadores.
 Em Setembro de 1954, realizou-se a II Conferência de Lavradores e Trabalhadores Agrícolas do Brasil no Ibirapuera, em São Paulo.
 Foi fundada a ULTAB - União dos Lavradores e Trabalhadores Agrícolas do Brasil, para incrementar a luta pela reforma agrária.
 Com a criação da ULTAB, o partido começa a luta junto a deputados e o Ministério do Trabalho para legalizar, reconhecer os sindicatos rurais e os direitos trabalhistas dos trabalhadores rurais.
 PREPARAÇÃO DO IV CONGRESSO DO PCB
 Ainda nesse período, foi criada uma comissão política para São Paulo ligada ao Comitê Nacional composta por : Dinarco Reis ("André"), João Sanches Segura (ex-deputado estadual) e Joaquim Câmara Ferreira ("Toledo"), eu , Estocel e o Viana como auxiliares na assistência ao processo de preparação do IV Congresso. Viajei por quase todo o Estado.
O maior problema era como manter a segurança na clandestinidade e aceitar a representação verdadeira com direito a divergência se fosse o caso de maioria na base.
 Durante muitos anos o Secretario Geral do Partido foi Prestes, que só se encontrava com o secretariado nacional, Arruda, Amazonas e Grabois.
 Vi Prestes em 1947 e depois em 1958, quando começou a volta à legalidade. Foi quando a maioria, processada e condenada, vivendo na clandestinidade iniciou à volta à legalidade no governo Juscelino.
 O SUICÍDIO DE GETÚLIO COMOVE O PAÍS
    
PANFLETO-MANIFESTO  ASSINADO POR NESTOR VERA E BENEDITO FRANCISCO BERNARDES - E SÍMBOLO DO PARTIDO COMUNISTA - FONTE : ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SP
 Nesta altura, eu estava em Presidente Prudente. Tinha acontecido a Conferência Regional da Sorocabana. Eleita a direção regional : Jurandir Guimarães("Rubens") secretário político, Edgard ("Nunes" ou "Cid") secretário de organização; Ernani Franco de Souza("Ernesto") secretário de agitação e propaganda. Outros membros : Primitivo Paes da Silva("Jair"), José Alves Portela("Agrícola"), Jonatas Pedrosa ("Jaime"), Marina Paes(encarregada feminina) tio João (Roberto").  Foi criada a Associação de Lavradores em Taciba e outra em Santo Anastácio. Associações Femininas em Prudente, Assis e Ourinhos.
 Deu-se um impulso também no meio ferroviário dessas cidades.
 Foram eleitos, um  vereador em Presidente Prudente e um prefeito ex-ferroviário, em Ourinhos, além de ter fortalecida a delegacia sindical dos ferroviários da rede Paraná-Santa Catarina.
Tivemos grandes concentrações de lavradores em Rancharia, Paraguaçu, e Assis com milhares de produtores de algodão de todo o estado de São Paulo e também do Paraná.
Simultaneamente, a essas grandes mobilizações, a burocracia do Partido vai se impondo.
clandestinoedgard@gmail.com

2 comentários: