.share-button {display: inline-block;}

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

"O LEVANTE DE TUPÃ" NA COMISSÃO DA VERDADE DE SP

"O LEVANTE DE TUPÃ" NA COMISSÃO DA VERDADE DE SP

          No dia 16/12/2013, uma segunda-feira ensolarada na cidade de São Paulo - VIOLÊNCIA NO CAMPO DESDE 1946 - foi o tema tratado na Comissão da Verdade Rubens Paiva de SP. O assunto repressão e resistência dos trabalhadores rurais ocupou o todo o tempo da 107ª Audiência da Comissão, realizada no auditório Paulo Kobaiashi da Assembléia Legislativa de SP - ALESP. A mesa foi dirigida, inicialmente, pelo deputado Adriano Diogo e depois pelo assessor Ivan Seixas, que tomou a palavra em um gesto de censura (como podem observar no vídeo) impedindo-me de dar continuidade a história, que tinha como desdobramento as lutas na Alta Araraquarense, ao lado de Nestor Vera e depois na Alta Soracabana, também com o médico Dr. José da Silva Guerra.

          Ao meu ver esta atitude de um membro da mesa, que deveria ter como norma básica a liberdade de expressão, mostra que ainda permanecem sequelas da ditadura no comportamento dos que ainda não se livraram e se recusam a necessária autocrítica aos autoritarismos, venham de onde vier: da esquerda, do centro ou da direita. Não podemos esquecer os ensinamentos de mestres revolucionários, como Leon Trotsky, que  disse "só a verdade é revolucionária".

         Discorreram sobre o tema : o professor de história Cliff Andrew Welch (2:30); a advogada Sonia Novais Moraes (1:00); a profa. Larissa Bombardi (1:21); o pedagogo Dumeni Vera Martins (2:07) - sobrinho de Nestor Vera; eu, escritor, Thaelman Carlos(2:44) filho de Edgard de Almeida Martins e organizador de suas memórias; seguido pelo pe. holandes Renê(2:55).

         Dessa história, muito ainda precisa ser contado e revelado.
                                                               
                      THAELMAN CARLOS

        Os nºs ao lado dos nomes indicam o tempo em que cada depoente iniciou sua fala. Quem quiser ir direto, é só arrastar com o mouse a bolinha embaixo no painel do vídeo, até o tempo escolhido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário