.share-button {display: inline-block;}

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

EM 13/04/1971, A NOTÍCIA DAS QUEDAS DO MRT

 EM 13/04/1971, A NOTÍCIA DAS QUEDAS DO MRT
       Diferentemente do que é afirmado nas págs. 200 e 232 do livro COMBATE NAS TREVAS de Jacob Gorender, as quedas do MRT não ocorreram por delação de militantes "colaboradores" de outra organização, mas foram decorrentes de cisões internas e infiltração policial agindo junto a sua própria direção.

       A aplicação da política voltada principalmente para ações, quando a teoria do foco já estava derrotada e a  insistência em converter o que era tática em estratégia facilitou a atuação repressiva, naquele momento. O uso da força completamente desigual a favor do poder estabelecido pelo golpe de 64, devidamente aparelhado para confrontos armados e fazendo ampla propaganda na imprensa de seus atos beneficiavam os órgãos de repressão da ditadura.  Chegaram a utilizar ex-integrantes do próprio MRT como seus verdadeiros colaboradores para isolar as organizações da vanguarda revolucionária das lutas da classe trabalhadora e das massas. Como se pode observar do ocorrido com todas as lideranças da luta armada.


        Ao heróico voluntarismo para a luta faltou-lhes o suporte de correta análise conjuntural da teoria política revolucionária.

        A versão publicada no livro de Gorender, sem o apuro necessário, foi mantida durante três décadas e ainda reproduzida recentemente em depoimento à Comissão da Verdade de SP. 

CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA 
 E NO LINK PARA VER O VÍDEO-REPORTAGEM EXIBIDO NO DIÁRIO DE SÃO PAULO EM 12/04/1971 http://www.bcc.org.br/tupi/detalhe/50231    



Nenhum comentário:

Postar um comentário