BENETAZZO, PRESENTE! VÍDEO-REGISTRO DA ENTREGA DO ABAIXO-ASSINADO 'PELA NOMEAÇÃO DE PRÉDIO OU PRAÇA PÚBLICA COM O NOME DE ANTONIO BENETAZZO" NA CÂMARA MUNICIPAL DE CARAGUATATUBA.
A EDUCADORA ROSE TELES DISCURSA NA TRIBUNA LIVRE
Como parte do projeto de recuperação da verdadeira história - ora distorcida, ora apagada por agentes da ditadura - o trabalho do COLETIVO MEMÓRIA CONTADA resgata a atuação de ANTONIO BENETAZZO, italiano, radicado em Caraguatatuba, passando também por São Sebastião, Mogi das Cruzes e São Paulo.
Em Caraguatatuba, Benetazzo iniciou seus estudos primários e ginasial. Participou do Grêmio Estudantil da E.E. Thomaz Ribeiro de Lima onde estudou e sempre manteve relações com a cidade, através de parentes e amigos. Posteriormente, em Mogi das Cruzes estreitou laços com o PCB (Partido Comunista Brasileiro) avançando em sua militância política de oposição à ditadura implantada pelo golpe de 1964. Perseguido, sequestrado, torturado e assassinado por órgãos de repressão, em 1972, logo ao retornar de Cuba e dirigindo o MOLIPO, Movimento de Libertação Popular.
Para que sua história de luta pela liberdade não seja esquecida, o Coletivo Memória Contada, além da publicação de um dossiê completo, reivindica dos poder público local, a nomeação em reconhecimento à sua história e homenagem de um prédio ou praça pública com o nome de Antonio Benetazzo.
Esse vídeo, registra o discurso da profa. Rose Teles, no dia 05/11/2013, às 19h30, na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Caraguatatuba, na entrega do abaixo-assinado ao presidente e vereadores do poder legislativo municipal.
Um grande passo foi iniciado rumo à modernização da cultura em favor da população caiçara, que aguarda ação complementar do poder público, no mesmo sentido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário