.share-button {display: inline-block;}

sábado, 19 de maio de 2012

O CONGRESSO DOS LAVRADORES DA ALTA PAULISTA

                            LEVANTES COMUNISTAS DO ESTADO DE SP
           "O CONGRESSO DE LAVRADORES
                        DA ALTA PAULISTA"

PANFLETOS DISTRIBUÍDOS AOS CAMPONESES 
             
 "COM UNIÃO E LUTA VOCÊS VENCERÃO"!

DECIDIMOS PELA CONVOCAÇÃO DE UM CONGRESSO DE LAVRADORES DA ALTA PAULISTA À SER REALIZADO EM 08 DE MAIO DE 1949, NA CIDADE DE MARÍLIA, COM O OBJETIVO DE FUNDAR UMA UNIÃO CAMPONESA QUE LUTASSE PELOS PEQUENOS E MÉDIOS LAVRADORES E TAMBÉM PELOS ASSALARIADOS DAS FAZENDAS DE CAFÉ E USINAS DE AÇÚCAR. 

ASSINEI O MANIFESTO DA CONVOCAÇÃO. FORMAMOS UMA COMISSÃO. MESMO SENDO MECÂNICO EU ERA TAMBÉM SITIANTE. FOI FEITA INTENSA PROPAGANDA QUE RESULTOU EM DEBATES CALOROSOS E ASSEMBLEIAS, POR TODA ALTA PAULISTA. INICIAMOS A PREPARAÇÃO EM GARÇA, VERA CRUZ, MARÍLIA, POMPÉIA, TUPÃ, OSVALDO CRUZ E ADAMANTINA.

DISTRIBUÍMOS JORNAIS , BOLETINS E CONVIDAMOS AUTORIDADES. OS LATIFUNDIÁRIOS E OS POLÍTICOS LOCAIS PEDIRAM AJUDA À POLÍCIA PARA IMPEDIR A REALIZAÇÃO DO CONGRESSO. O DOPS DE SÃO PAULO ENVIOU SUA COLABORAÇÃO AOS PEDIDOS DOS "SENHORES DA TERRA" E DOS SEUS 'CHEFETES' POLÍTICOS LOCAIS. O CONGRESSO FOI PROIBIDO.

FALTANDO UNS QUINZE DIAS PARA A DATA MARCADA DA REALIZAÇÃO DO CONGRESSO OS AGENTES SECRETOS DO DOPS CHEGARAM À REGIÃO E COMEÇARAM AS PRISÕES.

FUI PRESO EM TUPÃ. TODA A COMISSÃO QUE ASSINOU A CONVOCAÇÃO FOI PRESA. DETIVERAM MAIS DE VINTE PESSOAS EM TUPÃ, ENTRE ELES VEREADORES E DIRIGENTES DO PARTIDO COMUNISTA.
PASSEI PELAS CADEIAS DE TUPÃ, MARÍLIA E GARÇA INDO E VINDO PELO MESMO ITINERÁRIO. SEMPRE ESCOLTADO PELOS AGENTES DO DOPS, DURANTE DEZ DIAS. FUI INTERROGADO PELO DELEGADO REGIONAL DO DOPS, UM TAL DE LEITÃO, MUITO CONHECIDO NO INTERIOR E PELO DELEGADO DE TUPÃ.FUI ESPANCADO POR VÁRIOS DIAS.

QUANDO DA MINHA PRISÃO, ENCONTRAVA-ME EM TUPÃ TRABALHANDO NA OFICINA. A POLÍCIA  FOI ATÉ A MINHA CASA E APREENDEU MEUS LIVROS, REVISTAS E JORNAIS".
TRECHO DO LIVRO -CLANDESTINO - MEMÓRIAS POLÍTICAS DE EDGARD DE ALMEIDA MARTINS

A POLÍCIA IMPEDE A REALIZAÇÃO DO CONGRESSO 
 
NÃO PERMITINDO A ENTRADA DOS PARTICIPANTES NA CIDADE. SEGUNDO A "FOLHA DA NOITE" : -"NENHUMA ANORMALIDADE".  
FONTES: ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SP E ACERVO DIGITAL DA FOLHA DE SÃO PAULO


Nenhum comentário:

Postar um comentário