.share-button {display: inline-block;}

sábado, 19 de maio de 2012

O CONGRESSO DOS LAVRADORES DA ALTA PAULISTA

                            LEVANTES COMUNISTAS DO ESTADO DE SP
           "O CONGRESSO DE LAVRADORES
                        DA ALTA PAULISTA"

PANFLETOS DISTRIBUÍDOS AOS CAMPONESES 
             
 "COM UNIÃO E LUTA VOCÊS VENCERÃO"!

DECIDIMOS PELA CONVOCAÇÃO DE UM CONGRESSO DE LAVRADORES DA ALTA PAULISTA À SER REALIZADO EM 08 DE MAIO DE 1949, NA CIDADE DE MARÍLIA, COM O OBJETIVO DE FUNDAR UMA UNIÃO CAMPONESA QUE LUTASSE PELOS PEQUENOS E MÉDIOS LAVRADORES E TAMBÉM PELOS ASSALARIADOS DAS FAZENDAS DE CAFÉ E USINAS DE AÇÚCAR. 

ASSINEI O MANIFESTO DA CONVOCAÇÃO. FORMAMOS UMA COMISSÃO. MESMO SENDO MECÂNICO EU ERA TAMBÉM SITIANTE. FOI FEITA INTENSA PROPAGANDA QUE RESULTOU EM DEBATES CALOROSOS E ASSEMBLEIAS, POR TODA ALTA PAULISTA. INICIAMOS A PREPARAÇÃO EM GARÇA, VERA CRUZ, MARÍLIA, POMPÉIA, TUPÃ, OSVALDO CRUZ E ADAMANTINA.

DISTRIBUÍMOS JORNAIS , BOLETINS E CONVIDAMOS AUTORIDADES. OS LATIFUNDIÁRIOS E OS POLÍTICOS LOCAIS PEDIRAM AJUDA À POLÍCIA PARA IMPEDIR A REALIZAÇÃO DO CONGRESSO. O DOPS DE SÃO PAULO ENVIOU SUA COLABORAÇÃO AOS PEDIDOS DOS "SENHORES DA TERRA" E DOS SEUS 'CHEFETES' POLÍTICOS LOCAIS. O CONGRESSO FOI PROIBIDO.

FALTANDO UNS QUINZE DIAS PARA A DATA MARCADA DA REALIZAÇÃO DO CONGRESSO OS AGENTES SECRETOS DO DOPS CHEGARAM À REGIÃO E COMEÇARAM AS PRISÕES.

FUI PRESO EM TUPÃ. TODA A COMISSÃO QUE ASSINOU A CONVOCAÇÃO FOI PRESA. DETIVERAM MAIS DE VINTE PESSOAS EM TUPÃ, ENTRE ELES VEREADORES E DIRIGENTES DO PARTIDO COMUNISTA.
PASSEI PELAS CADEIAS DE TUPÃ, MARÍLIA E GARÇA INDO E VINDO PELO MESMO ITINERÁRIO. SEMPRE ESCOLTADO PELOS AGENTES DO DOPS, DURANTE DEZ DIAS. FUI INTERROGADO PELO DELEGADO REGIONAL DO DOPS, UM TAL DE LEITÃO, MUITO CONHECIDO NO INTERIOR E PELO DELEGADO DE TUPÃ.FUI ESPANCADO POR VÁRIOS DIAS.

QUANDO DA MINHA PRISÃO, ENCONTRAVA-ME EM TUPÃ TRABALHANDO NA OFICINA. A POLÍCIA  FOI ATÉ A MINHA CASA E APREENDEU MEUS LIVROS, REVISTAS E JORNAIS".
TRECHO DO LIVRO -CLANDESTINO - MEMÓRIAS POLÍTICAS DE EDGARD DE ALMEIDA MARTINS

A POLÍCIA IMPEDE A REALIZAÇÃO DO CONGRESSO 
 
NÃO PERMITINDO A ENTRADA DOS PARTICIPANTES NA CIDADE. SEGUNDO A "FOLHA DA NOITE" : -"NENHUMA ANORMALIDADE".  
FONTES: ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SP E ACERVO DIGITAL DA FOLHA DE SÃO PAULO


sexta-feira, 11 de maio de 2012

O LEVANTE DE TUPÃ

                            LEVANTES COMUNISTAS DO ESTADO DE SP
                      O LEVANTE DE TUPÃ

              A MANIFESTAÇÃO DOS CAMPONESES DA ÁREA RURAL DO  NOROESTE DO ESTADO DE SP OCORRIDA EM 10 DE JULHO DE 1949 FICOU CONHECIDA COMO "O LEVANTE DE TUPÃ".


                     ORGANIZADOS POR UM CHAMAMENTO BOCA A BOCA, OS TRABALHADORES  SE CONCENTRARAM NA RUA CAETÉS SEGUINDO EM MARCHA PELA AVENIDA TAMOIOS, A AVENIDA PRINCIPAL.

                     RECLAMAVAM MELHORIAS E REDUÇÃO DE PREÇOS DOS TRANSPORTES, POIS ESTAVAM SENDO ATACADOS PELO PODER CORRUPTO LOCAL. O DELEGADO E O PREFEITO EM CONLUIO AGIAM ILEGALMENTE,COBRANDO PEDÁGIO DOS TRABALHADORES DEPENDENTES DOS TRANSPORTES PARA CHEGAREM ATÉ SEU LOCAL DE TRABALHO, AS ROÇAS DOS SÍTIOS E FAZENDAS DA PERIFERIA.

                     MAIS DE MIL PARTICIPANTES ATRAVESSARAM  RUAS E AVENIDAS DA CIDADE EM PASSEATA DISTRIBUINDO PANFLETOS, EXIBINDO FAIXAS, ECOANDO PALAVRAS DE ORDEM  EM DIREÇÃO A CÂMARA MUNICIPAL E DEPOIS, ATÉ A CASA DO PREFEITO DO MUNICÍPIO. CONFRONTARAM-SE COM A REPRESSÃO LOCAL ENFRENTANDO A POLÍCIA E REALIZARAM UM COMÍCIO ENCERRANDO AS ATIVIDADES DAQUELE DOMINGO DIFERENTE.

                     DEPOIS, A LUTA CONTINUARIA DE OUTRAS FORMAS.

                     AGENTES DO DEOPS DESLOCARAM-SE RAPIDAMENTE DA CAPITAL PARA AQUELA REGIÃO PROMOVENDO UM CERCO QUE DETEVE MAIS DE CEM PESSOAS PARA INTERROGATÓRIOS, AMEAÇAS E VIOLÊNCIAS POLICIAIS CONTRA A POPULAÇÃO,  INICIANDO IMPLACÁVEL PERSEGUIÇÃO A SEUS ORGANIZADORES E DIRIGENTES.

                      FORAM PERSEGUIDOS: JOÃO CAMILO SOBRINHO, EDGARD DE ALMEIDA MARTINS, ABÍLIO VIEIRA E ALÍPIO LOPES.  
PANFLETO ASSINADO POR LUIS CARLOS PRESTES, JOÃO AMAZONAS, MAURÍCIO GRABOIS, JOSÉ MARIA CRISPIM E PEDRO CARVALHO BRAGA. DISTRIBUÍDOS DURANTE A PASSEATA PELAS RUAS DE TUPÃ : "UNAMO-NOS CONTRA OS PROVOCADORES DE GUERRA!
              ESSE  ACONTECIMENTO MARCOU  HISTÓRIA  PRECEDENDO A  VIOLENTA CHACINA EXECUTADA PELA POLÍCIA  COMANDADA POR AGENTES DO DEOPS, QUE SE TORNOU CONHECIDA COMO  "O MASSACRE DE TUPÃ"  QUANDO FORAM CHACINADOS TRÊS  DIRIGENTES DO  PCB LOCAL.

            GRADUALMENTE FOI SENDO IGNORADA E APAGADA DA MEMÓRIA E DA HISTÓRIA OFICIAL DA CIDADE.

                   LEMBRADOS POR LUIS CARLOS PRESTES EM DISCURSO DE 01 DE AGOSTO DE 1950, AFIRMOU : "- O ASSASSINO ADEMAR DE BARROS, O NOVO ALIADO DO TIRANO VARGAS E PATRONO DE SUA CANDIDATURA, ESMERA-SE NO ASSALTO DE TUPÃ, ONDE CAEM VÍTIMAS DO ÓDIO DAS CLASSES DOMINANTES AOS CAMPONESES QUE LUTAM PELA PAZ, PELA TERRA, OS TRÊS HERÓIS DE NOSSO POVO - PEDRO GODÓI, AFONSO MARMA E MIGUEL ROSSI".* DISCURSO PUBLICADO NA REVISTA PROBLEMAS, nº 29 AGO/SET DE 1950. ' NOSSA POLÍTICA: PRESTES APONTA AOS BRASILEIROS O CAMINHO DA LIBERTAÇÃO." 
DISCURSO DE ENCERRAMENTO DO COMÍCIO
 "PORQUE UM HOMEM QUE LUTA PELOS INTERESSES DOS TRABALHADORES, É BEM DIGNO DE RECEBER UM NOME DE COMUNISTA".
*
PEDIDA A PRISÃO PREVENTIVA DE COMUNISTAS PELO JUIZ DE DIREITO DA COMARCA DE TUPÃ
OS TRABALHADORES TÊXTEIS DE SOROCABA TAMBÉM EM GREVE.IRREDUTÍVEIS.
 
PORTARIA DE CUMPRA-SE! DA DELEGACIA DE TUPà 
 
ABERTO O INQUÉRITO POLICIAL...
"Na carreira, o Sargento perdeu o quepe, os trabalhadores o pegaram como um troféu de guerra, ganho na batalha. O Sargento era muito conhecido como espancador de presos. Para o povo foi um momento único: ver o valentão correndo como um rato espavorido na Avenida Tamoios, a principal da cidade e ainda com toda a população assistindo ao "espetáculo."" 
TRECHO DO LIVRO - CLANDESTINO - MEMÓRIAS POLÍTICAS DE EDGARD DE ALMEIDA MARTINS
     INDICIADOS E
REMETIDO AO ILMO. SR. DR. ELPÍDIO REALI DELEGADO TITULAR DO DEPARTAMENTO DE ORDEM POLÍTICA E SOCIAL,
O GENERAL SCARCELA PORTELA, ANTECIPANDO-SE AO DEOPS ANUNCIA A PRISÃO QUE TINHA OCORRIDO ANTES, NÃO DESTA VEZ. 
*FONTE DE JORNAIS, PANFLETOS E DOCUMENTOS : ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO.